Precisamos admitir, é preciso ter coragem para encarar uma faxina de verdade, seja interior ou exterior. Pois há alguns dias o rev. Elben diretor geral da Editora Ultimato e redator da revista, se encheu de coragem e permitiu que uma parte da equipe Ultimato desbravasse seu escritório e realizasse uma faxina histórica.
Em seu escritório havia cerca de 7.000 livros, 50 bíblias de várias versões, centenas de revistas e pilhas intermináveis de papéis que incluíam manuscritos de livros já publicados, lembranças pessoais e de viagens, cartas e bilhetes escritos há vários anos (como a enviada a Zilda Arns em 2001), e-mails impressos, dentre outras coisas. Todos os livros e bíblias foram preservados, mas muitos papéis precisaram ir para o lixo.
Foram sete dias de intenso trabalho. Lenira, secretária do rev. Elben, chefiou uma equipe de sete pessoas que se revezaram neste tempo. A maior dificuldade, sem dúvida, era ter certeza de que o que estávamos jogando fora era ou não importante. Ouvíamos a todo instante as palavras dele: “Estou consciente de que há tesouros indo embora nestes sacos, mas preciso assumir este risco”.
Foi uma faxina histórica pois, além de muitos papéis preciosos que precisavam ser organizados, tratava-se uma permissão voluntária de um senhor apaixonado por seus papéis, mas um pouco incomodado pelo excesso, que precisou fazer um enorme esforço para se despedir deles. Ao longo da faxina ouvíamos comentários como “deixem pelo menos minhas bíblias”, “vocês vão querer me jogar fora também?”, o que tornava nossa tarefa divertida, mas também de grande responsabilidade.
Assim, mais de vinte sacos de lixo e muitas caixas cheias de papéis depois, um excelente resultado: um escritório limpo e organizado e um octogenário (talvez oitentão seja mais apropriado) saudoso pelas preciosidades certamente perdidas, mas feliz e aliviado, afinal, por mais que planejasse, ele não conseguiria “dar uma olhadinha” em tantos papéis.
Ao final da faxina, ele convidou toda a equipe de trabalho da editora para apreciar o feito e nos revelou que este (a organização dos papéis) era um de seus objetivos para 2010. Objetivo cumprido! O rev. Elben começou bem as comemorações de 80 anos de vida abundante. Viva a faxina!